por Interlegis — última modificação 13/01/2015 19h45
Santo Inácio do Piauí

Santo Inácio do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí.

Localiza-se a uma latitude 07º25'47" sul e a uma longitude 41º54'39" oeste, estando a uma altitude de 210 metros. Sua população estimada em 2004 era de 3.523 habitantes. Possui uma área de 875,96 km².

Localização de Santo Inácio do Piauí

História

colonização do município de Santo Inácio teve início no ano de 1924,quando foram requeridas a concessão de uma gleba de terras de Estado, desmembrada do município de Simplício Mendes, a região tornou-se independente, sendo elevada à categoria de município pela Lei Estadual nº 2550, de 09-12-19637 .

Subdivisão Geográfica

Subdivisão para o Desenvolvimento Sustentável:

• Macrorregião dos Semiáridos Piauiense;
  • Território do Vale do Rio Canindé;
  • Aglomerado 168 .

Recurso Hídrico:

As principais fontes d’água que drenam o município são: o Rio Canindé e os riachos Raposão e Tranqueira.

Aspectos Geológicos:

Na região distinguem-se três domínios geológicos pertencentes à Bacia do Rio Parnaíba:

Clima:

O município possui um clima tropical semiúmido com estação de inverno seca. Os níveis de pluviométricos do município, que é definido pelo Regime Equatorial Continental, variam em torno dos 1.200 mm, que se distribuem ao longo de cinco meses, sendo o trimestre de janeiro, fevereiro e março o mais úmido.

Os meses de setembro, outubro e novembro constituem o trimestre mais quente do município, comtemperaturas médias em torno dos 37 °C, já as baixas temperaturas costumam ser mais frequentes entre os meses de junho, julho e agosto, onde as temperaturas podem superar os 22 °C10 .

Aspectos Sociais

População

Em 2000, o município apresentava uma população de 3.447 habitantes, já em 2010 esse número passou para 3.653.

IDH

Dentro do estado do Piauí, o município de Santo Inácio ocupa uma razoável colocação em índice de desenvolvimento humano, tal indicador, que no ano de 1991 marcava 0,270 e em 2000 0,427, evoluiu para 0,613 no censo 2010 e hoje coloca o município entre os municípios de médio desenvolvimento do Brasil. Constituição do Índice de Desenvolvimento Humano de Santo Inácio do Piauí11 :